Resumo narrativo em tópicos:
- Eugênio morava com seu pai, Capitão Francisco Antunes, e sua mãe, Sra. Antunes, e tinha sua melhor amiga, Margarida que morava com a tia Umbelinda. Eugênio fala para Margarida que va9i estudar para ser padre e ficam tristes.
- A história da chegada de Dona Umbelinda às terras de Antunes que a acolheu junto com sua filha.
- Eugênio voltado a seu estudo de dois anos, fica com Margarida em sua casa dia-a-dia, mas sua mãe o proíbe, mas ele inventa a desculpa de que a ensina a ler para continuar a vê-la.
- Eugênio no seminário fica muito triste e começa a imaginar Margarita, pensa em sua face e em sua voz.
- Tinha que aprender latim e tinha como tarefa fazer a tradução de alguns livros como Ovídio e as Eglagas de Virgílio. Começa então, inspirado, a escrever seus próprios versos íntimos. Mas encontram tais versos...
- O Padre Mestre encontra os versos e o adverte de que deveria esquecer Margarita, dona de seus versos mais belos. Ele é castigado então com jejuns, penitências e orações. Sendo inclusive obrigada a queimar os próprios versos.
- Eugênio começa o doloroso processo de esquecer Margarita, não dormindo e fazendo constantes orações. O garoto já passava a ter aparência de múmia ou zumbi.
- Passados quatro anos, o Capitão Antunes e a Sra. Antunes pedem para que ele passe as férias no seu lar.
- Ao voltar, Eugênio recebe a visita de Margarita e fico muito surpreso com a beleza da moça em que havia se tornado, mas não a olha com intenções, ao menos tenta não o fazer.
- Margarita dá a Eugênio uma Rosa, ela fica com o Cravo. Não podendo falar, no dia seguinte, vai ao entro dela e vê em um lugar por obra de Margarita as iniciais: E e M. Ela fala então que não gostaria que ele fosse padre, Eugênio decide então não terminar sua ordenação.
- Passa muito tempo na casa de Margarita e então a Sra. Antunes o proíbe de ir à casa dela novamente. Eugênio então passa a inventar mentiras sobre seus passeios para ir ao encontro de Margarita.
- Luciano com ciúmes começa então a implicar com Eugênio pelo fato de ele estar estudando para ser padre, mas é expulso por Dona Umbelinda e um amigo de Capitão Antunes.
- No dia seguinte, Capitão Antunes pega Eugênio que dormiu na casa de um amigo. Mas alucinado tinha contado para seu pai sobre a confusão, e então revela que não quer ser padre. Seu pai o manda então de volta para o seminário pois sabia que isso era influência de Margarita. Seu pai pede para que o Padre Mestre resolva o problema com o rapaz e, na mesma noite, Eugênio vai ao encontro de Margarita e promete que voltaria.
- No seminário, como antes, ele é exposto a castigos para que esqueça de Margarita. Foi inútil.
- Eugênio começa a acreditar que Margarita é um anjo e que ele tem de ficar pertos dela. O Padre manda uma carta para o pai de Eugênio aconselhando-a a casar Margarita para que Eugênio esquecesse dela.
- O Padre dá a notícia ao rapaz de que Margarita havia se casado. Ele se sente traído e decide terminar os estudos.
- Após alguns anos, Umbelinda e Margarita moram na casa de uma parente. E Umbelinda, que acreditava no amor dos dois, acaba falecendo de velhice.
- Margarita após algum tempo começa a pressentir a própria morte e decide chamar um padre para se confessar.
- Eugênio havia acabado de chegar na cidade, era bem recebido e visto com orgulho por todos. É claro que ainda lembrava de Margarita. Por ironia do destino um garoto vai até sua casa pedindo que vá ver uma moça que gostaria de se confessar, pois o vigário havia viajado.
- Ao chegar na casa fica assustado ao ver Margarita, que fica feliz em vê-lo e pede para que ele volte no dia seguinte.
- Eugênio, é claro, vai ao seu encontro no dia seguinte e diz em uma de suas falas: “Um dia a suprema felicidade! ... o outro um inferno! ... Que importa!”
- Após isso vai celebrar a missa no outro dia, era um velório, faz sua oração e quando vai de encontro ao corpo verifica que era Margarita.
- Eugênio enlouquece.
Personagens principais e
secundárias do livro:
- Eugênio: Protagonista. De olhar meigo e plácido, tem cabelos castanhos, e mostra uma identidade pacata.
- Margarita: Morena, filha de Dona Umbelinda, tem olhos grandes e meigos, cheiro de vivacidade, tem um corpo esbelto e flexível. Moça de sangue quente.
- Capitão Francisco Antunes: Pai de Eugênio, fazendeiro dono de terras. Trabalho, bom e pai muito protetor, também é um grande partidista e importante na sociedade. Um homem capaz de mentir para seu próprio filho para manter seus status.
- Sra. Antunes: Mãe de Eugênia, é uma mulher boa e carinhosa, mas tem espírito que acolhe superstições e agouros.
- D. Umbelinda: Mãe de Margarita. É uma mulher gorda e abatida pela idade que já foi casada.
- Padre-Mestre: Responsável pelo seminário e formação de Eugênio. Junta-se com o Capitão Antunes para fazer de Eugênio um padre genuínio.
- Luciana: Era bonita, tinha 25 anos. Era agradável a sua presença enquanto não insuportável. Era rico, proprietário de terras e bem nascido.
Temas da obra
O livro tem como tema principal a crítica ao celibato
clerical e ao autoritarismo familiar. Sua crítica está voltada por consequência
ao voto de castidade, onde no seminário e em sua vida Eugênio sofre por não
poder estar com Margarita e sua luta contra esse sentimento, sua tentativa de
esquecê-la.
O autoritarismo familiar está no poder dos pais de Eugênio
sobre o mesmo. Onde o pai o proíbe de amar Margarita e o obriga a ser padre,
pois seus pais gostavam dessa profissão.
E Eugênio não tinha direito de escolha ao falar para seus pais que não
queria ser padre e sim casar-se com Margarita.
Contexto histórico da obra
O contexto histórico desse livro pode ser levantado a partir
de uma questão religiosa verídica em que um bispo expulsou um padre pois era
Maçom e Bernado de Guimarães fez uma crítica.
Também nessa época havia valorização de bons costumes, dos
valores e da religiosidade. Eugênio vem a ser uma crítica do que essas valorizações causam na vida das
pessoas.
Foco narrativo
Terceira pessoa e também primeira.
Tempo
Cronológico.
Espaço da narrativa
Ocorre em Minas Gerais, na fazenda de Capitão Francisco
Antunes, também no seminário de Gonçalves do Campo e na casa de Margarita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário