- (FEI-SP) Leia atentamente:
I.
"Segunda Revolução Industrial, o cientificismo, o progresso tecnológico, o
socialismo utópico, a filosofia positivista de Auguste Comte, o evolucionismo
formam o contexto sociopolítico-econômico-filosófico-científico em que se
desenvolveu a estética realista."
II.
"O escritor realista acerca-se dos objetos e das pessoas de um modo
pessoal, apoiando-se na intuição e nos sentimentos."
III.
"Os maiores representantes da estética realista/naturalista no Brasil
foram: Machado de Assis, Aluísio Azevedo e Raul Pompéia."
IV.
"Poderíamos citar como característica da estética realista: o
individualismo, a linguagem erudita e a visão fantasiosa da sociedade."
Verificamos que em relação ao
Realismo/naturalismo está (estão) correta (corretas):
- apenas I e II.
- apenas I e III.
- apenas II e IV.
- apenas II e III.
- apenas III e IV.
2. (USF-SP) Pode-se entender o Naturalismo como uma
particularização do Realismo que:
- se volta para a Natureza a fim de analisar-lhe os processos
cíclicos de renovação.
- pretende expressar com naturalidade a vida simples dos homens
rústicos nas comunidades primitivas.
- defende a arte pela arte, isto é, desvinculada de compromissos com
a realidade social.
- analisa as perversões sexuais, condenando-as em nome da moral
religiosa.
- estabelece um nexo de causa e efeito entre alguns fatores
sociológicos e biológicos e a conduta das personagens.
3. (UCS-RS) Embora tradicionalmente se considere o ano de
1893 como data final do Realismo e suas manifestações no Brasil, sabe-se que,
na verdade, durante os primeiros vinte anos do século XX, essa estética
desenvolveu-se paralelamente:
- ao Romantismo e ao Parnasianismo.
- ao Pré-Modernismo e ao Modernismo.
- ao Simbolismo e ao Modernismo.
- ao Simbolismo e ao Pré-Modernismo.
- ao Parnasianismo e ao Modernismo.
4. (MACK-SP) O cientificismo comunicou feitio próprio ao
Realismo-Naturalismo. Assinale a alternativa que não apresenta
o cientista e a respectiva teoria científica ou filosófica correspondentes à
época daquele movimento literário.
- Darwin – Teoria da evolução das espécies e sua revolução biológica.
- Comte – Teoria positivista, que explica todos os fenômenos sujeitos
às leis naturais.
- Taine – Teoria do ambientalismo determinante: a obra de arte como
produto do meio, momento e raça.
- Claude Bernard - Teorias da medicina experimental, mostrando a
importância da fisiologia no comportamento do indivíduo.
- Kant – Teoria segundo a qual a razão constrói o mundo da ciência
servindo-se das aparências das coisas, formas de nossa sensibilidade.
5. (UFPR) Eça de Queirós afirmava:
"O Realismo é a anatomia do
caráter. É a crítica do homem. É a arte que nos pinta a nossos próprios olhos –
para nos conhecermos, para que saibamos se somos verdadeiros ou falsos, para
condenar o que houver de mau na nossa sociedade."
Para realizar essa proposta literária,
quais os recursos utilizados no discurso realista? Selecione-os na relação
abaixo e depois assinale a alternativa que os contém:
1. Preocupação revolucionária, atitude
de crítica e de combate;
2. imaginação criadora;
3. personagens fruto da observação;
tipos concretos e vivos;
4. linguagem natural, sem
rebuscamentos;
5. preocupação com mensagem que revela
concepção materialista do homem;
6. senso de mistério;
7. retorno ao passado;
8. determinismo biológico ou social.
- 1, 2, 3, 5, 7, 8.
- 1, 3, 4, 5, 8.
- 2, 3, 4, 6, 7,
- 3, 4, 5, 6, 8.
- 2, 3, 4, 5, 8.
6. (FGV-SP) Há, no romance brasileiro do século XIX, um
filão que se caracteriza por criar quadros da sociedade carioca, com visão
crítica dessa sociedade, e "perfis femininos", que foram inicialmente
esboços de análise psicológica. Nele podemos incluir autores de momentos
diferentes como:
- Joaquim Manuel de Macedo, José de Alencar e Machado de Assis.
- Joaquim Manuel de Macedo, Martins Pena e Manuel Antônio de Almeida.
- José de Alencar, Machado de Assis e Álvares de Azevedo.
- Martins Pena, Machado de Assis e Álvares de Azevedo.
- Manuel Antônio de Almeida, Martins Pena e José de Alencar.
7. (MACK-SP) Assinale a alternativa incorreta sobre
a prosa naturalista:
- As personagens expressam a dependência do homem às leis naturais.
- estilo caracteriza-se por um descritivismo intenso, capaz de
refletir a visualização pictórica dos ambientes.
- Os tipos são muito bem delimitados, física e moralmente, compondo
verdadeiras representações caricaturais.
- Tem como objetivo maior aprofundar a dimensão psicológica das
personagens.
- comportamento das personagens e sua movimentação no espaço
determinam-lhe a condição narrativa.
8. (UFPR)
"Marcas de lona suspensas em
varais de ferro, umas sobre as outras, encardidas com panos de cozinha,
oscilavam à luz moribunda e macilenta das lanternas. Imagine-se o porão do
navio mercante carregado de miséria. No intervalo das peças, na meia escuridão
dos recôncavos moviam-se corpos seminus, indistintos. Respirava-se um odor
nauseabundo de cárcere, um cheiro acre de suor humano diluído em urina e
alcatrão. Negros, de boca aberta, roncavam profundamente, contorcendo-se na
inconsciência do sono."
Com relação a esse fragmento da
obra Bom-Crioulo, de Adolfo Caminha, é correto afirmar que
apresenta a(s) seguinte(s) característica(s) naturalista(s):
- Tentativa de impessoalidade em relação à voz narrativa.
- Despreocupação com pormenores descritivos, o que torna o ritmo
narrativo extremamente rápido.
- Subjetividade na descrição do espaço.
- Valorização de ambientes exóticos, objetivando a recuperação
estética das figuras marginalizadas socialmente.
- Preferência por espaços miseráveis e socialmente inferiores.
Está correta a seqüência:
- I, II e V.
- I, IV e V.
- II, III e IV.
- I, II, III, IV. e V.
- II, III e V.
9. (FUVEST-SP)
"E naquela terra encharcada e
fumegante, naquela umidade quente e lodosa, começou a minhocar, e esfervilhar,
a crescer, um mundo, uma coisa viva, uma geração, que parecia brotar
espontânea, ali mesmo, daquele lameiro, a multiplicar-se como larvas no esterco."
O fragmento de O cortiço,
romance de Aluísio Azevedo, apresenta uma característica fundamental do
Naturalismo. Qual?
- Uma compreensão psicológica do Homem.
- Uma compreensão biológica do Mundo.
- Uma concepção idealista do Universo.
- Uma concepção religiosa da Vida.
- Uma visão sentimental da Natureza.
10. (FEI-SP)
"Desnudam-se as mazelas da vida
pública e os contrastes da vida íntima; e buscam-se para ambas causas naturais
(raça, clima, temperamento) ou culturais (meio e educação), que lhes reduzem de
muito a área de liberdade. O escritor tomará a sério as suas personagens e se
sentirá no dever de descobrir-lhes a verdade, no sentido positivista de
dissecar os móveis do seu comportamento." (Alfredo Bosi)
O texto refere-se ao:
- Romantismo
- Realismo.
- Simbolismo.
- Parnasianismo.
- Modernismo.
11. (F. Objetivo-SP) Analise o seguinte fragmento e responda:
"A primeira que se pôs a lavar foi
a Leandra, por alcunha a Machona, portuguesa feroz, berradora, pulsos cabeludos
e grossos..." (Aluísio Azevedo)
Descrição de personagens pela
acentuação de caracteres biológicos e raciais é característica do:
- Romantismo.
- Realismo.
- Modernismo.
- Impressionismo.
- Naturalismo.
12. (PUC-RJ) Estão relacionadas a seguir características
de movimentos literários. Delas, apenas uma não se refere ao Naturalismo. Qual?
- Busca da objetividade científica.
- Idealização da natureza.
- Determinismo biológico.
- Tematização do psicológico.
- Aplicação do método experimental.
13. (F.M. Santa Casa-SP) As questões A e B referem-se ao mesmo
conjunto de textos.
B. O realismo que isola Manuel Antônio de Almeida no panorama do romance romântico provém, em parte, das linhas caricaturais que desenha sua variada galeria de personagens. Identifique o excerto de sua autoria.
- "Daí a um mês manifestaram-se claramente os efeitos da
pisadela e do beliscão; sete meses depois teve a Maria um filho,
formidável menino de quase três palmos de comprimento, gordo, vermelho,
cabeludo, esperneador e chorão; o qual, logo depois que nasceu, mamou duas
horas seguidas sem largar o peito."
- "O jornal publicava também parte do relatório do médico
legista, cavalheiro de honestidade e cultura reconhecidas, já então um dos
grandes sociólogos e etnógrafos do país, relatório que provava que Volta
Seca era um tipo absolutamente normal e que se virara cangaceiro e matara
tantos homens e com tamanha crueldade não fora provocação de nascença.
Fora o ambiente..."
- "O testamento, que só apareceu e foi aberto depois do enterro,
contemplava com dez contos de réis o afilhado do morto; o mais era
distribuído por hospitais e asilos."
- "– Está segura! – exclamou o rapaz, sacudido por estas idéias.
O sangue saltava-lhe no corpo; aquela aventura se lhe afigurava a melhor
de sua vida; seu orgulho pueril, de namorador vulgar, espinoteava qual
potro que se pilha às soltas no prado verdejante e proibido. As outras
conquistas vinham logo chamadas por aquelas, e todas as vítimas de sua
sensualidade, ou as cúmplices do seu temperamento e da sua má educação,
enfileiravam-se defronte dele, como um submisso batalhão de
prisioneiros."
14. (COVEST-PE) Assinale V para verdadeiro
e F para falso. Sobre o Realismo/Naturalismo brasileiro:
- Pode-se dizer que uma das maiores influências sofridas foi a do
Positivismo.
- Por razões de dependência cultural, nosso Realismo apresenta, de
modo geral, as mesmas características do Realismo francês.
- Uma das principais diferenças entre o Romantismo e o Realismo
brasileiros é que o Realismo tem uma visão idealizada da realidade e o
Romantismo tenta descrever a realidade tal qual é.
- Os naturalistas mostram, em seus romances, que o homem é
determinado pelo meio e pelo momento histórico.
- regionalismo, iniciado com O sertanejo, de José de
Alencar, é um exemplo típico do Naturalismo brasileiro.
15. (COVEST-PE) Relacione a coluna I com a coluna II.
Coluna I
(1) Valorizou o indianismo com intuito
nativista.
(2) Idealizou a vida campestre com
verdadeiro estado de poesia.
(3) Analisou o momento histórico,
revelando-o em sua miséria moral e econômica.
Coluna II
Realismo
Romantismo
Arcadismo
A seqüência correta, de cima para
baixo, é:
- 3, 1, 2.
- 3, 2, 1.
- 2, 3, 1.
- 2, 1, 3.
- 1, 3, 2.
16. (UCBA) É possível caracterizar o romance naturalista
por vários traços, entre os quais o fato de que nele:
- as ações dos homens são consideradas resultantes de um compromisso
moral entre o ser humano e as forças espirituais, que transcendem
a matéria e tendem ao eterno.
- há preferência por temas sociais e psicológicos, visto que o objetivo
maior dessa corrente literária é a análise percuciente das causas
e conseqüências dos fatos históricos.
- se observa uma intenção consciente do escritor no sentido de
imprimir à narração um cunho animista, necessário para explicar a relação
entre o homem e a natureza.
- a narração exalta o homem metafísico, em oposição ao
homem animal, cujas ações e intenções o escritor analisa e condena, na
medida em que defende uma conduta ética.
- escritor evita julgar ações e personagens de um ponto de vista
ético ou moral, pois seu intuito é expor e analisar cientificamente a
realidade.
17. (MACK-SP) Várias características do Realismo estão
intimamente ligadas ao momento histórico, refletindo, dessa forma, as posturas:
- nacionalista e positivista.
- positivista e evolucionista.
- evolucionista e sentimentalista.
- neoclassicista e socialista.
- bucólica e antropocêntrica.
18. (PUC-RS)
"[...] uma preta velha, vergada
por imenso tabuleiro de madeira, sujo, seboso, cheio de sangue e coberto por
uma nuvem de moscas, apregoava em tom arrastado e melancólico: 'Fígado, rins e
coração'. Era uma vendedeira de fatos de boi. [...] os cães, estendidos pelas
calçadas, tinham uivos que pareciam gemidos humanos, movimentos irascíveis,
mordiam o ar, querendo morder os mosquitos."
Nesse trecho naturalista, Aluísio
Azevedo enfatiza a:
- patologia social.
- brutalidade do cotidiano.
- despreocupação ética.
- força da hereditariedade.
- ação do meio social.
19. (MACK-SP) O romance naturalista de Aluísio Azevedo, em
sua busca de verossimilhança, baseou-se, mais de uma vez, em fatos realmente
ocorridos.
O "caso Capistrano" foi um
crime que freqüentou a crônica policial carioca da época, ocorrido por questões
de honra. Tal fato teria sido explorado em:
- mulato.
- Uma lágrima de mulher.
- Casa de pensão.
- A mortalha de Alzira.
- cortiço.
20. (FEI-SP) Observe o fragmento abaixo, pertencente a
conhecida obra naturalista:
"Uma escrava cafuza, a quitandeira
Bertoleza, que lhe fornecia a comida, tendo perdido o homem com quem vivia
amigada, recebe bem a aproximação de João Romão, logo tornado seu procurador e
conselheiro."
Estamos nos referindo a:
- Aluísio Azevedo – O cortiço.
- Aluísio Azevedo – Casa de pensão.
- Aluísio Azevedo – O mulato.
- Machado de Assis – Quincas Borba.
- Raul Pompéia – Canções sem metro.
21. (COVEST-PE) Os textos I e II referem-se às questões A e B
seguintes.
I. "[...] a sua pele, cor de
cobre, brilhava com reflexos dourados; [...] a pupila negra, móbil, cintilante;
a boca forte mas bem modelada e guarnecida de dentes alvos [...] Era de alta
estatura; tinha as mãos delicadas; a perna ágil e nervosa [...], apoiava-se
sobre um pé pequeno, mas firme no andar e veloz na corrida.
Segurava o arco e as flechas com a mão
direita caída..."
II. "[Bertoleza] devia ser
esmagada, devia ser suprimida [...] ela era o torpe balcão da primitiva bodega;
era o aladroado vintenzinho de manteiga em papel pardo; era o peixe trazido da
praia e vendido à noite ao lado do fogareiro à porta da taberna; era o frege
imundo [...]; era o sono roncado num colchão fétido, cheio de bichos..."
A. Pelas características que
apresentam, os dois textos anteriores são, respectivamente:
- barroco e realista.
- moderno e moderno.
- moderno e naturalista.
- romântico e naturalista.
- romântico e moderno.
B. Assinale a única alternativa errada:
- texto I revela a profunda contradição existente em querer valorizar
o nacional sem perder de vista os valores e padrões europeus.
- texto I é descritivo e a exagerada subjetivação apresenta a
personagem como um ser imponente, idealizado.
- As metáforas que caracterizam a personagem do texto II são exemplos
da linguagem rude que Aluísio Azevedo utiliza em seus livros.
- A atmosfera de morbidez criada no texto II contraria os princípios
do estilo de época que o texto I representa.
- os dois textos são típicos do Modernismo, pois os escritores
modernos amavam demais a liberdade, podendo, portanto, embelezar ou enfear
o que quisessem.
22. (FGV-SP) A respeito do autor de O Ateneu,
disse Mário de Andrade: "Raul Pompéia, inconscientemente, foi a última e
derradeiramente legítima expressão do barroco entre nós". Referia-se, com
essas palavras, ao:
- tema nitidamente barroco desenvolvido no romance.
- fato de que Raul Pompéia viveu no fim da era barroca.
- requinte verbal da linguagem de Pompéia.
- espírito religioso da obra.
- caráter moralista da narração.
23. (FGV-SP) No romance O cortiço, Aluísio
Azevedo estabelece uma forte ligação entre o meio em que vivem as personagens e
sua vida material, moral e psicológica. Tal relação apoia-se nos princípios:
- do livre-arbítrio religioso.
- do determinismo científico.
- do sentimentalismo romântico.
- do culto à natureza.
- do ideário modernista.
24. (PUC-RS) A redução dos seres humanos ao nível animal,
a natureza humana vista como uma selva onde os fortes, representados por João
Romão, devoram os fracos, são princípios básicos do romance ..... de ..... .
- A mortalha de Alzira – Aluísio Azevedo.
- Memorial de Aires – Machado de Assis
- Casa de pensão – Aluísio Azevedo.
- cortiço – Aluísio Azevedo.
- Esaú e Jacó – Machado de Assis.
25. (CESESP-PE) Leia os textos seguintes:
*Seus romances dividem-se em dois
grupos, não porém em duas fases, alternando-se os românticos e os naturalistas.
*"É como romancista social que
melhor se afirmou o [seu] talento. É o escritor apaixonado, o artista
combativo, pondo a nu os problemas sociais e morais da realidade brasileira do
seu tempo."
*Em um dos principais romances, descreve
a lenta ascensão do mestiço brasileiro, em sua participação no campo
intelectual, político e social, dificultada pelos preconceitos duma
aristocracia latifundiária e escravocrata.
*Embora, como naturalista, pretenda
manter uma atitude científica, objetiva e imparcial na descrição do homem e da
sociedade, nele freqüentemente reponta o romantismo subjacente, no tom polêmico
com que combate, por exemplo, o clericalismo, no apaixonamento com que descreve
os males sociais, e em toques de lirismo e patético diante de personagens
vítimas da fatalidade da condição humana.
Esse conjunto de características
descreve o mundo literário de:
- Raul Pompéia.
- Machado de Assis.
- Aluísio Azevedo.
- Inglês de Sousa.
- Júlio Ribeiro.
26. (PUC-RS) Sobre O Ateneu, de Raul Pompéia,
é correto afirmar que:
- apresenta todas as características do Realismo, exceto a influência
do meio sobre o comportamento do indivíduo.
- tem como matéria-prima as recordações e impressões da personagem
principal.
- constitui-se num documento fotográfico da realidade objetiva.
- segue uma ordem cronológica, apoiando-se no real.
- não se atém a reflexões críticas em relação ao contexto social.
27. (MACK-SP) Assinale a alternativa incorreta a
respeito de O Ateneu.
- Por apresentar uma estrutura bastante eclética, não se trata de um
romance que tem uma classificação rigorosa como representante de uma ou
outra tendência literária.
- Tem como narrador em primeira pessoa, Sérgio, que relata fatos
ocorridos com ele no passado.
- A ação desse romance transcorre no ambiente fechado de um
internato, onde convivem crianças, adolescentes, professores e empregados.
- A maioria das personagens do romance é apresentada de uma forma
caricatural, realçando seus aspectos negativos.
- Em função de uma narrativa mais dinâmica, o autor abre mão da
análise psicológica de personagens.
28. (FUVEST-SP) Assinale a alternativa correta a respeito
de O Ateneu, romance de Raul Pompéia:
- romance de formação que avalia a experiência colegial, por meio de
Sérgio, alter-ego do autor.
- romance romântico que explora as relações pessoais de adolescentes
no colégio, acenando para o homossexualismo latente.
- romance naturalista que retrata a tirania do diretor do colégio e o
materialismo de sua mulher com os alunos.
- romance realista que apresenta um padrão de excelência da escola
brasileira do final do Império.
- romance da escola do Brasil no final do Império, cuja falência vem
assinalada pelo incêndio do prédio, no final da narrativa.
29. (FESP) Identifique o movimento literário, o autor e
a obra que traz como dedicatória a seguinte frase:
"Ao verme que primeiro roeu as
frias carnes do meu cadáver dedico como lembrança estas..."
- Realismo, Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas
- Naturalismo, Aluísio Azevedo, O mulato.
- Naturalismo, Júlio Ribeiro, A carne.
- Pré-Modernismo, Lima Barreto, Triste fim de Policarpo Quaresma.
- Romantismo, Álvares de Azevedo, Lembrança de morrer.
30. (UnB-DF) De Machado de Assis pode-se afirmar que:
- em sua prosa, o homem quase desaparece e sobreleva a descrição das
personagens.
- seu romance Ressurreição, de 1872, inicia a segunda
fase do autor, a qual se caracteriza pela dimensão intimista.
- na trilogia Memórias póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba e Dom
Casmurro, o autor explora o tema do adultério, elaborando uma teia de
suspeitas que se sustentam na dissimulação feminina.
- como ficcionista inicia-se como romântico e evolui para o Realismo.
- como poeta seus primeiros livros são de caráter simbolista.
- em seus primeiros livros de versos, vêem-se influências de
Gonçalves Dias, Lamartine e Baudelaire.
- sua prosa romântica caracteriza-se pelo transbordamento sentimental
- reproduz nos diálogos de suas personagens a linguagem popular.
31. (USP-SP)
"Filosofia dos epitáfios
E, aliás, gosto dos epitáfios; eles
são, entre a gente civilizada, uma expressão daquele pio e secreto egoísmo que
induz o homem a arrancar à morte um farrapo ao menos da sombra que passou. Daí
vem, talvez, a tristeza inconsolável dos que sabem os seus mortos na vala
comum; parece-lhes que a podridão anônima os alcança a eles mesmos."
O fragmento acima, de Memórias
póstumas de Brás Cubas, exemplifica a seguinte característica de seu autor:
- pessimismo com que trata as personagens que ocupam postos
privilegiados na sociedade burguesa, diferentemente do modo como lida com
indivíduos socialmente carentes.
- uso da ironia como arma de combate às tendências estéticas do
Romantismo, de que nunca sofreu influência.
- a fixação nos problemas sentimentais, entendidos como única causa
da conduta humana.
- a tendência à idealização das personagens, herança do Romantismo.
- a tentativa de compreender a natureza humana naquilo que tem de
universal.
32. (FUVEST-SP) [Leia o texto da questão anterior.]
Do ponto de vista da composição, é
correto afirmar que o capítulo "Filosofia dos epitáfios":
- é predominantemente dissertativo, servindo os dados do enredo e do
ambiente como fundo para a digressão.
- é predominantemente descritivo, com a suspensão do curso da
história dando lugar à construção do cenário.
- equilibra em harmonia a narração, à medida que faz avançar a
história e cria o cenário de sua ambientação.
- é predominantemente narrativo, visto que o narrador evoca os
acontecimentos que marcaram sua saída.
- equilibra narração e dissertação, com o uso do discurso indireto
para registrar as impressões que o ambiente provoca no narrador.
33. (UFGO) Com relação a Machado de Assis, podem-se
fazer as seguintes afirmações:
- literariamente, sua obra inclui contos, poesias e romances.
- os seus romances da fase realista incluem Dom Casmurro,
Memórias póstumas de Brás Cubas, Helena e Quincas Borba.
- Machado de Assis dá muita importância à paisagem natural da cidade
do Rio de Janeiro, onde suas narrativas transcorrem, descrevendo-a com
colorido e detalhe.
- Memórias póstumas de Brás Cubas é
considerado o livro-marco na obra machadiana, a partir do qual inicia sua
fase mais profunda e madura.
- a visão de mundo de Machado, como se depreende da leitura de seus romances
e contos, é irônica, pessimista e crítica.
- com respeito ao estilo, Machado de Assis introduz um elemento pouco
comum na literatura de sua época, que é a conversa que o autor/narrador
mantém a todo momento com o leitor.
34. (ITA-SP)
"Tinha-me lembrado a definição que
José Dias dera deles, 'olhos de cigana oblíqua e dissimulada'. Eu não sabia o
que era oblíqua, mas dissimulada sabia, e queria verse se podiam chamar assim
[...] deixou-se fitar e examinar. Só me perguntara o que era, se nunca os vira;
eu nada achei de extraordinário; a cor e a doçura eram minhas conhecidas. A
demora da contemplação creio que lhe deu outra idéia do meu intento; imaginou
que era um pretexto para mirá-los mais de perto, com os meus olhos longos,
constantes, enfiados neles, e a isto atribuo que entrassem a ficar crescidos,
crescidos e sombrios, com tal expressão que..."
O excerto faz parte do romance .....,
cuja principal personagem feminina é ..... .
- Memórias póstumas de Brás Cubas – Virgília.
- Dona Flor e seus dois maridos – Dona Flor.
- Dom Casmurro – Capitu.
- cortiço – Rita Baiana.
- Senhora – Aurélia.
35. (MACK-SP) Sobre Dom Casmurro é correto
afirmar que:
- a partir dos ciúmes de Sancha, Escobar deixa de freqüentar a casa
de Bentinho e Capitu.
- Ezequiel, sem qualquer sombra de dúvida, apresenta semelhança
física com Escobar.
- toda a narrativa é parcial, pois se desenvolve a partir da ótica da
personagem-narrador, ou seja, Bentinho.
- Capitu, devido a seus "olhos de ressaca", deixa claro o
adultério cometido.
- Dona glória, mãe de Bentinho, devido aos conselhos de José Dias,
não chega a mandar o filho para o seminário.
36. (PUC-RS)
"Em vez de ir ao espelho, que
pensais que fez Capitu? Não vos esqueçais que estava sentada de costas para
mim. Capitu derreou a cabeça, a tal ponto que me foi preciso acudir com as mãos
e ampará-la; o espaldar da cadeira era baixo. Inclinei-me depois sobre ela,
rosto a rosto, mas trocados, os olhos de um na linha da boca do outro. Pedi-lhe
que levantasse a cabeça, podia ficar tonta, machucar o pescoço. Cheguei a dizer
que estava feia; nem esta razão a moveu."
Na fase da análise psicológica e
social, a ficção de Machado de Assis salienta, como ilustra o texto transcrito
a:
- hipocrisia social.
- vaidade egoística.
- ambigüidade feminina.
- impossibilidade amorosa.
- insanidade velada.
37. (UNIOESTE-PR)
"Marcela amou-me durante quinze
meses e onze contos de réis [...]"
Neste trecho, de Memórias
póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis:
- surpreende o leitor com um vocabulário exótico e comparações
inesperadas.
- dá seu depoimento autobiográfico e impressionista, através de um
estilo rebuscado e colorido.
- explora com muita felicidade a "psicologia feminina",
razão pela qual foi aceito com entusiasmo pelo público ansioso de uma
literatura romântica.
- focaliza o emergente proletariado fluminense e os interesses
ocultos por trás de suas ações aparentemente triviais.
- dá um exemplo da ironia e do humor característicos de sua obra,
frutos de um profundo pessimismo.
38. (UFMS) A ação de quase todas as narrativas realistas
de Machado de Assis se passa:
- em províncias fictícias, nos últimos anos do Brasil-Império.
- no Rio de janeiro, no decênio que precedeu a Primeira Grande
Guerra.
- em várias regiões do Brasil, no primeiro período republicano.
- no Rio de Janeiro, ao tempo do Império e da Primeira República.
- no Rio de Janeiro, nos anos em que se preparava a Independência.
39. (UFCE - adaptada) Assinale as afirmativas corretas
relativamente à personalidade literária de Machado de Assis.
- Iniciou sua carreira literária sob o signo do Romantismo.
- Em seus romances Helena e Iaiá Garcia,
ainda se encontra esteticamente vinculado à maneira romântica.
- autor repartiu sua produção por vários gêneros, atingindo o ponto
mais alto na crítica literária.
- A obra poética do autor revela-o como um criador de fina sensibilidade.
- Na linha do romance psicológico, afirma-se o autor como um dos
pioneiros da ficção brasileira.
40. (UEM-PR) Assinale a alternativa incorreta sobre
Machado de Assis.
- Estilo sóbrio, com descrições moderadas.
- Linguagem vibrante, cheia de metáforas.
- Senso de humor sutil e velado.
- Personalidade um tanto melancólica, pessimista.
- Enfatiza os aspectos psicológicos das personagens.
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