14/10/2015

Obra: Til - José de Alencar

Til - José de Alencar


  • Enredo:

*Na primeira parte do livro são apresentados os personagens e as tramas presentes na obra:



*Em Santa Barbara, no interior de São Paulo, havia uma um local chamado Fazenda das Palmas onde viviam o senhor Galvão, proprietário, sua espora D. Ermelinda e seus filhos, Afonso e Linda, assim como seu sobrinho Brás, que era rejeitado e excluído por todos, menos por Berta, a qual ele chamava de Til.
*Berta vivia com Nhá Tudinha, que era mãe de Miguel e havia acolhido a menina após a morte de sua mãe, Besita.
*A personagem principal, Berta, apresenta uma personalidade totalmente generosa e bondosa, usa isso para manipular os personagens até que encontre sua felicidade, mesmo que isso custe a dela. Ela era totalmente protegida por João Bugre, um capanga que causava medo a todos, menos a ela. 
*Zana era uma escrava que vivia em uma casa abandonada e recebia frequentemente as visitas e a ajuda de Berta, que era caridosa com todos, principalmente com aqueles que mais careciam de sua atenção e ajuda.
*Barroso, um homem que havia chegado na cidade, pediu a João Bugre para que ele matasse Luís Galvão, mas Berta descobre e o impede.



* Na segunda parte do livro, apresenta-se o desenrolar da trama:



*Barroso era, na verdade, Ribeiro, homem que havia se casado com Besita, mas abandonou a mulher após alguns dias de casados. Besita, nesse período, acaba cometendo o incidente de ter uma filha com Luís Galvão, mas este não assume sua filha e casa-se com D. Ermelinda, por meio de casamento arranjado pelo pai.
*João Bugre, que era camarada de Luís Galvão e apaixonado por Besita, fica furioso com o amigo e decide proteger a mesma e sua filha, na casa em que moravam com a escrava Zana.
*Após dois anos, Ribeiro volta e ao ver Besita com um bebê no colo, supõe a traição e mata a mulher, jurando matar a filha também, mas João Bugre aparece e o homem foge. Então o capanga entrega Berta para Nhá Tudinha e fica sempre a proteger a menina, assim como o segredo.
*Quando Ribeiro volta com o nome de Barroso, ninguém o reconhece. Com o seu primeiro plano de matar Galvão falido, ele decide incendiar a fazenda das Palmas, no dia da Festa de São João, deixando todos vivos, menos Galvão. Porém, João Bugre salva Luís, dizendo que quando for sua hora de morrer, ele mesmo o fará.
*Depois do acontecido, Luís Galvão resolve contar o segredo para D. Ermelinda e assumir sua fi-lha Berta. Ao descobrir o segredo, Berta recusa o pai e diz que seu pai é João Bugre que sempre o protegeu. Porém, ela pede para que eles aceitem seu amigo Miguel, para que ele possa viver com Linda a qual o amava.
*Então, todos partem para a cidade e somente Berta fica no campo com João Bugre, Brás, Zana e Nhá Tudinha. Segundo a menina, ali era seu lugar, ao lado dos que carecem. Berta deixa sua felicidade e seu amor por Miguel para preservar a felicidade os outros personagens.

  • Personagens:

Berta: é a típica heroína romântica dos livros de Alencar. Extremamente bondosa e generosa, ajudava e cativava a todos. Porém, era também muito valente e encarava as diversas situações. Apresentava também a religiosidade devido seus atos de reza e seu relicário, assim como a dualidade entre a menina boa e a menina forte.
João Bugre: era um capanga altamente feroz e temido, matava por encomenda e apresentava a contrariedade em relação ao trabalho servil, vendo esse ato como algo vergonhoso.
Luís Galvão: proprietário da terra, era o típico senhor feudal que apresentava todas as boas características como seriedade, integridade e o jeito respeitador, mas que em sua juventude era totalmente sagaz e cometera atos que o desvalorizava, apresentando assim a dualidade.
D. Ermelinda: mulher totalmente integra, segue os bons costumes e preza por todos  eles, fazendo com que todos ao seu redor os adotem.
Linda: garota totalmente encantadora, com uma beleza singela e a pureza do amor.
Afonso: apresenta as boas características do pai, Luís Galvão, mas também é repleto de graciosidade e é valente, disposto a tomar suas decisões se preciso for.
Barroso/Ribeiro: um homem que cedeu-se aos prazeres da vida e depois arrependeu-se. Com o intuito de construir uma família, viu como a vingança um meio de roubar a família de Galvão.
Miguel: bondoso, caçava, apaixonado pela junção de Berta e Linda, tudo que queria era viver como um caipira humilde, no campo, como sucessor de seu pai.
Nhá Tudinha: totalmente prestativa, não parava, queria fazer todas as atividades domésticas e era altamente graciosa com Berta.
Monçalo: negro, escravo, foi cúmplice de Ribeiro no seu ato contra Galvão.
Faustino: pajé que também foi cúmplice de Ribeiro no seu ato contra Galvão.
Brás: doente mental e físico, repleto de hábitos totalmente brutos, não tinha modos, mas era fascinado por Berta e fazia tudo que ela quisesse e gostasse.
Gonçalo Suçurana: era valente, comparado a uma onça, tinha inveja da fama de João Bugre.
Chico Tinguá: era dono de uma taberna, era informante de João Bugre e o ajudava.

  • Temas: 

José de Alencar aborda a escravidão e os tratamentos destinados aos escravos, além do mais, também apresenta a vida campestre, por meio da busca da identidade nacional. Na obra ele mostra os escravos na senzala, seus trabalhos, por meio da mucama e do Monçalo, assim como suas danças na festa de São João que ocorreu na Fazenda das Palmas e os eventos comemorativos, como a festa do Congo, que ocorreu na Vila de Piracicaba, no final do livro. Além de expressar essa cultura, também apresenta o costume dos senhores do feudo, como as refeições, a D. Ermelinda que era a mulher do lar e seus filhos dotados de virtudes. Assim como expressar as belezas do campo, por meio de muitos adjetivos que relatam a beleza das flores, da fauna, da paisagem no geral e do pitoresco.

  • Contexto Histórico:

O livro foi escrito em uma época onde haviam várias discussões a respeito da exploração servil (1871/1872) e precisavam de elementos genuínos para tais ideias abordadas. Nesta época também foi eleita a Lei do Ventre Livre, onde o escravo que nascia no Brasil tinha direito à liberdade. Além disso, o livro expressa a sociedade, o trabalho e a urbanização rural do século XIX.

  • Verossimilhança: 

A valorização do interior do país e da vida bucólica aparece no livro, sendo resposta para um país onde as cidades já começavam a receber uma grande importância. Além de apresentar as classes sociais da época, os costumes dessas classes e o vocabulário utilizado pelos mesmos.

  • Foco Narrativo:

O livro é narrado em 3º pessoa e o narrador é onisciente. Ele conhece o pensamento e os planos dos personagens, revelando-os ao leitor, sem interferir no livro. Ele não é personagem, mas também não é apenas um telespectador.

  • Tempo: 

O tempo é linear. o tempo, o espaço e os personagens são apresentados de maneira lógica e as ações desenvolvem-se cronologicamente, assim, observa-se o começo, o meio e o fim da narrativa.

  • Espaço da Narrativa:

A história acontece no interior de São Paulo, próximo a Campinas, em Santa Barbara. O autor faz referência a cidade de Itu, a vila de Piracicaba, porém a maior parte da história se passa na Fazenda das Palmas (Santa Barbara), em sua redondeza e na floresta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário